PREAC

Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Na Unicamp, a extensão universitária é um componente indissociável do ensino e da pesquisa. Alicerçada nessa concepção, a Unicamp construiu toda a sua forte tradição de interação com a sociedade, por meio de diálogos que afetam positivamente a atividade acadêmica na instituição. Suas relações com os mais diversos segmentos da comunidade passam por caminhos como o intercâmbio com a indústria, a produção cultural e a formulação de propostas de políticas públicas para a educação, a saúde, o ensino superior e o desenvolvimento industrial.

O exemplo mais visível do comprometimento da Unicamp com as demandas sociais é sem dúvida a sua vasta área hospitalar, referência para o sistema público de saúde e da região e não raro o único ponto de apoio da população que não dispõe de outros serviços médicos. Porém, a abrangência das ações de extensão da Universidade alcança todas as áreas do conhecimento.

Centenas de projetos emanados das competências acadêmicas realizam o estreitamento da Unicamp com a sociedade externa a ela, seja por meio de órgãos da própria Universidade (a escola de cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional, a emissora de televisão, a infraestrutura para eventos e os centros de difusão artística e inclusão cultural), seja por meio de inúmeras parcerias.

Engajada nos grandes programas de desenvolvimento estabelecidos para o país pelo governo federal, a Unicamp participa de dezenas de ações envolvendo órgãos públicos e privados, entidades da sociedade civil, além de apresentar iniciativas próprias capazes de contribuir para o avanço social, econômico e cultural de comunidades de baixa renda. Esta é a vocação de uma instituição inovadora e profundamente sintonizada com a sociedade.

 

MISSÃO PREAC

Coordenar, fomentar, estimular e produzir ações de Extensão e de Cultura pela integração dialógica, interativa e pró ativa com a sociedade, difundindo e adquirindo conhecimento por meio da comunidade universitária.